A regra é sempre essa para cada 100g de farinha de trigo adicione 1 ovo (grande) ou 2 (pequenos)
Pegue um copo de 200 ml e coloque farinha de trigo e reserve.
Disponha sobre uma superfÃcie limpa e seca a quantidade desejada de farinha, com um garfo faça um buraco no centro da farinha (igual pedreiro quando molha o cimento) e coloque os ovo no centro e bata delicadamente com um garfo, observe que a farinha vai caindo aos poucos. Quando a massa estiver bem grossa e hora de sovar a massa com as mãos. Ele deve ficar bem úmida e mais quase que não grudando nas mãos. Envolva a massa num filme plástico e deixo a massa descansar por uns 10 a 30 minutos num local seco e fresco, ela não vai crescer mais este tempo é necessário para que a farinha incorpore bem o ovo. Após o repouso abra a massa polvilhando a farinha reservada no copo, quando sovamos a farinha libera o glúten o responsável por dar a massa elasticidade. Quando abre a massa ela estica e volta por conta dessa elasticidade por isso polvilhamos farinha.
Se tiver a maquina de abrir ótimo passe nos cilindro, dobre, passe de novo, dobre, abra de novo repita a operação umas quatro vezes antes de afinar a massa, esse processo deixa a massa mais lisa e tira o ar contido.
Se você tem um rolo de abrir massa, faça como na maquina a diferença é que exige um pouco mais de esforço fÃsico e mais tempo. para cortar na forma de linguini (foto) dobre a massa tipo sanfona de 2 a 3 dobras, antes de dobrar polvilhe bastante farinha e dobre. Com o dedo polegar como regua marque a largura (no sentido da dobra) e corte como uma faca. Está pronto.
Armazenamento
O macarrão caseiro não se guarda em geladeira (a menos que seja recheado), Faça pequenos ninhos com a mão e deixe secar sobre papel toalha e com muita farinha polvilhada. Depois de seca guarde em um vidro bem vedado limpo e seco. Se for bem armazenado a massa dura até 3 meses. Se for rechear no caso do ravióli por exemplo, consuma no máximo em até 3 dias.
Para cozinhar
ferva água com sal e deixe cozinhar por no máximo 4 minutos.