Coq au vin (frango ao vinho tinto)

by - 18:26






1/2 cebola grande cortada grosseiramente
Q.B. Vinagre de vinho tinto (uso da marca castelo)
1 cenoura media descascada e cortada em cubos
2 tomates italianos (aqui ele e conhecido de por “saladete”) sem sementes, se quiser pode tirar a casca também mais eu não tiro, cortados em cubos.
10 dentes de alho com casca amassados grosseiramente com a ponta da faca
Q.B. Pimenta do reino (eu moo na hora)
Q.B. Sal (eu uso sal rosa grosso misturado com sal marinho moídos na hora fino e grosseiramente)
Q.B. salsa (eu uso desidratada)
10 und. De coxa de frango
QB. oléo vegetal.
2/3 de uma garrafa de Vinho tinto suave de boa qualidade
1/3 de agua filtrada, use a garrafa de vinho como medida (opcional)
Em uma forma alta você vai colocar as coxas e temperar com sal, pimenta e salsa.
Acrescente a cenoura, cebola, o tomate e um pouco de oleo.
Cubra toda a forma com vinho tomando o cuido para nao transbordar (um dedo abaixo da borda +/-), adicione a agua e o vinagre.
Misture bem com as maos limpas, em seguida cubra a forma e deixe marinando por no minimo 6 horas. Se for assar no dia seguinte, vai dando uma virada no frango de vez em quando, para pegar mais cor do vinho e sabor.
Na hora de assar preaqueça o forno, eu gosto de colocar no máximo para esquentar mais rápido e depois coloco no 200°C/ 210°C para assar. Deixar no forno por 2 horas virando de vez em quando.
LEGENDAS:
Q.B. => quanto baste
CARNE BOVINA
Voce pode usar a mesma base dessa receita para carnes bovinas a diferença é que eu nao coloco vinagre.
Como eu nao lavo o frango em agua corrente porque o índice de proliferação de bactérias é maior, eu adiciono vinagre ou limão que mata as bactérias ja existentes tira o ranço e gosto de couro velho da carne.
TIPOS DE CARNES: A melhor, lógico é o filé mignon, mas como ela é muito cara, voce pode fazer com contra filé que mais em conta ou com a paleta que mais em conta ainda (no caso da paleta fica melhor na pressão)
DICAS
– se gostar pode acrescentar pimentão, folhas louro e orégano. Meu marido ama assim, era como a avó dele fazia.
– se for fazer com carne bovina, peça ao açougueiro para cortar em medalhões (a medida equivale a mais ou menos 3 dedos finos no caso da mulher, ou 2 no caso do homem)
– vinho: se for cozinha para alguémque seja diabético opte pelo vinho tinto seco.
– se achar que o vinho é muito forte pode usar meia medida de vinho (cerca de 400ml +/-) e meia medida de água.
– eu amo file mignon com vinho do porto (tem esse nome porque era produzido na regiao do porto em portugal) se optar por usa-lo na culinária experimente primeiro ele tem o teor alcoólico muito alto e é bem docinho, ah e ele também não é muito barato.
– o club de sommeliers costuma ter vinhos bons e por um preço acessível que varia de R$15,00 a R$30,00 os mais baratos mais isso depende muito do supermercado. Esse eu encontro no extra e pão de açúcar.
ACOMPANHAMENTO
Pra acompanhar hoje farei batata canoas temperadas somente com sal e pimenta do reino e um pouco de oléo. Assadas separadamente no forno e depois de prontas coloco manteiga de leite sem sal (so gosto daquelas de tablete e sem sal).
Também fica delicioso acompanhado de brócolis.

You May Also Like

0 comentários

Instagram