Pão de bacon com cebola sem glúten
Massa
1 colher (chá) de açúcar, opte pelo cristal que é mais doce (o açúcar ajuda acelerar o desenvolvimento do fermento)
1 colher (chá) se sal
Clara de 2 ovos (não precisa ser em neve)
4 c. (sopa) de óleo
2 c. (chá) de fermento biológico instantâneo
2 c. (chá) de melhorador de pães (melhora a farinha de pães, observe a embalagem antes de comprar a marca que eu utilizei não continha glúten)
Refogado
1 dente de alho grande sem o
talo previamente macerado
1 cebola grande picadinha
3 fatias de bacon
2 c. (sopa) de óleo
Na frigideira refogue primeiro o alho e a cebola junto ao óleo, até começar a dourar (não deixe queimar), reserve. Na mesma frigideira ainda quente (não lave, ainda tem gordura que podemos aproveitar), em temperatura média frite o bacon, tampe para não espirrar gordura, até ficarem dourados (aproximadamente 6 minutinhos de cada lado). Reserve o bacon sobre algumas camada de papel toalha para secar bem.
Num bowl despeje a farinha, o sal, o açúcar, o fermento e as claras de ovo. Misture com as mãos, adicione a água e mexa até incorporar. Adicione o refogado e bacon (triture com as mãos na hora de colocar na massa). Misture bem, e disponha a massa numa forma previamente untada (eu usei uma antiaderente mesmo).
Vede a forma com um plástico filme e cubra com um pano, coloque a forma num recipiente com água quente por cerca de 1 hora (para a massa evoluir).
Asse no forno preaquecido em
temperatura média até dourar (o meu demorou em torno de 1 hora e 15 minutos).
0 comentários